Licor de nozes verdes!

As nozes verdes, têm que ser já grandes, mas ainda suficientemente grandes para que se atravessem com um alfinete. Passam-se pela máquina 1 Kg. de nozes e põem-se a macerar com igual quantidade de aguardente, 4 gr. de canela em pó, 2 gr. de noz moscada em pó e 2 cravinhos. De vez em quando deve-se agitar a mistura. Passado um mês, filtra-se tudo e misture com uma calda em ponto de pasta, feita com 1 kg de açúcar e meio litro de água.

Licor de Ouro!

Poẽm-se 6 gr. de Quina vermelha em pó, casca seca de laranja amarga, 4 gr. de canela em pau, 3 gr. de açafrão durante 2 semanas a macerar num litro de aguardente. Filtre o preparado e depois deite 1 1/2 açúcar derretido no lume com 3  dl de água.

Delícias de Abade!

Batem-se 8 claras em castelo. Deite 1 kg. de açúcar e o sumo de 4 laranjas. Mexe-se durante meia hora. Num tabuleiro distribuem-se folhas de hóstia e sobre elas colheradas de sopa da massa. Leve ao forno brando para cozerem.

Bispos!

Batem-se muito bem 7 gemas juntamente com as claras, com uma colher de farinha e um pouco de canela, adicione de seguida 250 gr. de açúcar em ponto de pasta quase frio. Bate-se tudo muito bem e deite a massa em forminhas untadas com manteiga, que vão ao forno.

Amores!

Bata 8 gemas com 400gr. de açúcar até ficarem esbranquiçadas. Junte metade das claras em castelo e envolva. Misture depois 250 gr. de farinha de trigo com fermento e o resto das claras batidas. Deite esta mistura em formas altas e redondas, bem untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. Leve ao forno a cozer e depois de arrefecerem recheie com ovos moles.