Encharcada dos monjes!

Leve a ponto de pérola 500 gr. de açúcar. Quando atingir o ponto deite, igual porção de amêndoas raladas e misture muito bem. Retite a mistura do lume e deixe arrefecer e junte 12 gemas. Mexa bem, sem bater e antes de levar novamente ao lume deite um cálice de vinho do porto e 100 gr. de miolo de pão. deixe engrossar ao lume e quando fizer ponto de estrada no fundo do tacho está o doce pronto a ser servido em tigelas pequenas.

Ovos moles escuros!

Leve uma calda de açúcar a ponto de pérola. Deve utilizar água com metade do peso do açúcar. Tire do lume depois de atingir o ponto e deixe arrefecer um pouco. Junte depois 20 gemas de ovos. Leve novamente ao lume para os ovos cozerem. Quando fizer ponto de estrada no fundo do tacho os ovos estão prontos, mas deve retirar só metade e deitar em taças ou travessa. A outra metade fica mais tempo ao lume até escurecer e encaroçar. Deite depois aos lado dos primeiros ovos moles retirados.

Sequilhos!

Tome 100 gr. de açucar, 70 gr. de amêndoa e duas claras de ovo. Pise muito bem a amêndoa  com as claras até que a pasta fique fina e junte-lhe o açúcar, pouco a pouco, batendo bem, e junte essência ao gosto. Depois sove até a massa ficar clara, e estenda com o rolo. Corte com o feitio que desejar e disponha sobre tabuleiros. Em estando cozidos polvilhe com açúcar.

Licor de hortelã!

Ponha 2 chávenas de folhas bem limpas e secas de hortelã a macerar em 0,5 litro de aguardente, durante duas semanas. Coe e junte uma calda feita com 2 dl de água e 350 gr. de açúcar(ferva um ou dois minutos, arrefeça e utilize). Misture tudo e filtre.

Canudos!

Bata muito bem 9 ovos e adicione de seguida 5 dl de aguardente, 3 colheres de sopa de azeite, 1/2 colher de sopa de bicarbonato, 400 gr. de açúcar e, pouco a pouco, 750 gr. de farinha, sem deixar de mexer para não formar grumos(saberá que a massa está no ponto, quando não se pegar aos dedos). Depois pegue em pequenas porções de massa, dando-lhes a forma de canudos. Deite -os numa frigideira com óleo bastante quente e frite os canudos até alourarem. Quando já estiverem frios polvilhe-os com açúcar.